segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vantagem de Brawn está a diminuir

*Curiosamente, na passada semana no Bahrein, foi um determinado Jenson Button que ajudou a Brawn GP a superar algumas dificuldades que não terão sido perceptíveis à maioria dos adeptos e observadores.

*O piloto inglês superou Vettel e Hamilton com grande garra, determinação e uma fome de sucesso que há muito não se via nele, o que permitiu a Ross Brawn suspirar de alívio, ele que admitiu mesmo as suas dúvidas quanto à fiabilidade do BGP001 antes do inicio da corrida.

*O inglês explicou que, "nestas condições de calor extremo, o facto de termos um motor Mercedes com o sistema de arrefecimento feito para o Honda é um problema, dado que temos demasiada refrigeração para o sistema de óleo e arrefecimento a menos para o sistema de água."

*Os dois carros conseguiram terminar a corrida, mesmo se as temperaturas chegaram a valores alarmantes, mas persistem problemas com os pneus mais macios, que levam demasiado tempo a chegar à temperatura ideal de funcionamento.

*Por isso a vantagem da Brawn está a diminuir rapidamente e Rubens Barrichello falou-nos da surpresa de todos na equipa face a esta situação: "Depois do que vimos na primeira corrida, pensávamos que os outros levariam sete ou oito corridas a chegar ao nosso nível, o que nos permitiria ganhar uma boa vantagem pontual, para gerir na segunda metade do campeonato.

*Mudança de Estratégia
Mas toda a gente progrediu imenso corrida a corrida e "nesta altura a Red Bull já está ao nosso nível e a Toyota também não está longe. Dá para ver que a McLaren está muito melhor e como todos vão ter grandes evoluções em Barcelona, temo que a nossa vantagem tenha acabado. É claro que temos novas peças para colocar no carro em Espanha, que estimamos nos dêem um ganho de 0,3s por volta, mas os outros podem evoluir ainda mais e teremos de mudar a nossa estratégia. Agora ninguém espera três ou quatro corridas para introduzir novos pacotes aerodinâmicos e é necessário trazer peças novas para todas as corridas para se continuar a andar na frente."


*A principal preocupação da Brawn é o desenvolvimento imediato dos Red Bull e dos McLaren, que em breve introduzirão os duplos perfis extractores - os ingleses em Espanha, os austríacos no Mónaco - pois ambas as equipas são já bastante competitivas e com um ganho extra de 0,3s por volta só naquele componente passarão a ser difíceis de bater.

*Numa segunda análise também a Toyota e a Ferrari poderão ameaçar o domínio dos Brawn, mesmo se os homens de Brackley estão mais preocupados com as duas equipas mencionadas acima. Isto porque a Toyota já tem o duplo perfil extractor e tem menos potencial para desenvolvimento imediato, enquanto a Ferrari está demasiado atrás para recuperar todo o atraso duma só vez, mesmo com a introdução do famoso extractor.


*O que fica claro é que em ano de grandes mudanças regulamentares o Mundial está muito aberto e com hierarquia indefinida, o que só pode ser bom para a promoção da F1.

1 comentários:

Sabaleplus 4 de maio de 2009 às 02:25  

muito bom, en Curitiba hay un hotel que se llama formula 1 perto Rodoviaria

  ©Template by Dicas Blogger.